Âmbar

      O  programa ÂMBAR foi criado com o intuito de identificar os desafios relacionados à saúde da mulher e elaborar ações para a prevenção e a proteção da mulher, no sentido mais amplo de saúde. Como defendido pela constituição brasileira: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

      Em 2013 foi criado e registrado como Programa nas Pró-reitorias de Extensão (PROEX) e Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu nome, ÂMBAR, tem origem na resina fóssil de mesmo nome. Esta, carrega em si a essência de proteção e misticismo, com poderes de cura medicinal. Está presente em talismãs e é usado para espantar espíritos negativos. Por todo essa simbologia que perdura ao longo dos tempos, o programa recebe o nome de “Âmbar: desafios e ações em saúde da mulher”.

       O ÂMBAR agrega vários projetos voltados para a saúde da mulher, levando em consideração a infraestrutura da atenção primária à saúde objetivando desenvolver uma estrutura de atendimento integral. As ações estão voltadas às equipes de saúde e às mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde e estão focadas, inicialmente, em: câncer cervical; monitoramento de qualidade na prevenção do câncer cervical; vacinação contra o HPV; qualidade de vida no climatério. Os resultados dessa experiência serão fundamentais para a melhoria do atendimento à saúde das mulheres de Ouro Preto e poderão servir de subsídio para a implantação de modelo semelhante em outros Municípios e Estados.

      Nas ações previstas pelo  ÂMBAR estão presentes as diretrizes do:

  • ENSINO: inserção de alunos do curso de Farmácia, Medicina e Biologia em áreas de sua atuação profissional (atendimento, diagnósticos e saúde pública) bem como de pós-graduandos no cotidiano das Equipes de Saúde da Família, possibilitando um aprendizado prático e interação com a comunidade e com outros profissionais de saúde; além disso, fomenta discussões sobre casos reais, aprimorando o aprendizado; o material gerado pelo projeto (lâminas citológicas, casos clínicos) poderão ser utilizados em disciplinas da graduação e pós-graduação;
  • PESQUISA: estudo e identificação das necessidades da estrutura de atendimento ginecológico em Ouro Preto e resolução dos problemas para o fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero;
  • EXTENSÃO: aplicação dos conhecimentos e dados gerados pela pesquisa no atendimento à população feminina e no treinamento das equipes de saúde no atendimento às usuárias do SUS; melhoria na qualidade do serviço de saúde às mulheres, interação Universidade X Serviços Públicos de Saúde X População; acesso direto da população a informação e aos avanços tecnológicos.
  • INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: desenvolvimento de aplicativos, questionários eletrônicos, programas de visão computacional para análise de lâminas,  modelos de monitoramento da qualidade.

Missão: Identificar os desafios relacionados à saúde da mulher e elaborar ações que contribuam para reduzir o risco de doença, promovendo qualidade de vida às mulheres.

Visão: Ser uma organização referência em soluções de gestão para saúde da mulher.

Valores: Ética, Integridade, Transparência, Ousadia, Qualidade, Equidade, Excelência, Inclusão, Parcerias, Visão do todo, Harmonia e Paixão.